9 ingredientes terríveis que você não sabia que estavam na sua comida

ingredientes

Nem mesmo os produtos ditos naturais são realmente naturais, afinal, de alguma forma o ser humano deu um jeito de interferir em sua produção, seja através de hormônios ou então de alguns ingredientes que estão em diversos alimentos por aí que podem fazer muito mal ao ser humano!

Nitrato de sódio

1

Utilizado para preservar carnes e embutidos, o nitrato de sódio pode estar associado ao desenvolvimento de câncer pancreático e deve ser evitado. Ele é normalmente encontrados em carnes como bacon, presunto e salsichas, além de sopas e caldos enlatados.

Acrilamida

2

A acrilamida é um componente frequentemente encontrado em produtos processados em alta temperaturas, como batatas fritas e outras frituras. O produto químico pode ser considerado perigoso por ter potencial cancerígeno e também pode ser encontrado na fumaça do cigarro.

Adoçantes artificiais

3

A presença dos adoçantes artificiais presentes em sucos, refrigerantes e outros tipos de lanches rápidos é capaz de alterar todo o universo das bactérias que vivem em nosso sistema digestivo. Com as mudanças provocadas pelos componentes, o risco de problemas como obesidade e diabetes pode ser bem maior.

Corantes artificiais

4

As cores artificiais azul, vermelho, verde e amarelo são normalmente encontrados em cereais, doces coloridos e bebidas esportivas. Apesar de serem úteis para deixar os alimentos com uma boa coloração, podem ser responsáveis a problemas no rim, bexiga, tireoide e até mesmo no cérebro humano.

BHT e BHA (Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno)

5

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, BHT e BHA são componentes “razoavelmente cancerígenos para os humanos”. O ingrediente é utilizado para impedir a deterioração de algumas gorduras, impedindo que os alimentos estraguem, mas pode ser responsável por desenvolver células cancerígenas em uso descontrolado. Pode ser encontrado em batatas fritas, manteiga, cereais, conservas de carne, cerveja, pães, bebidas e sobremesa, goma de mascar e outros alimentos.

Xarope de milho de alta frutose

6

Também chamado de HFCS (do inglês high fructose corn syrup), o xarope é feito de açúcar processado extraído milho. Encontrado em alimentos adocicados artificialmente, como refrigerantes, doces, coberturas de sorvete cereais processados, etc, pode provocar síndrome metabólica, contribuindo para o desenvolvimento de diabetes.

Glutamato monossódico

7

O glutamato monossódico também é conhecido pelo nome popular de ajinomoto, frequentemente encontrado com feijões enlatados, comidas chinesas e pratos congelados. O uso do ingrediente pode causar privação da sensação de saciedade, provocando danos irreversíveis ao hipotálamo, além de inflamações no fígado.

Óleo vegetal bromado

8

Óleo vegetal bromado, ou BVO, é um aditivo alimentar que mantém o aroma em bebidas esportivas e refrigerantes. O ingredientes já foi proibido em alguns lugares como União Europeia, Japão e Austrália, pois contém bromo, elemento associado a problemas nervosos.

Benzoato de sódio

9

O benzoato de sódio pode ser muito perigoso quando associado a alimentos que possuem vitaminas C ou E. A reação produz uma forma de benzeno cancerígena e impede que nossas mitocôndrias recebam oxigênio. O ingrediente é normalmente em contrato em condimentos e conservas, ou bebidas como sucos artificiais e refrigerantes.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *