Nova Inteligência Artificial possui uma das mais valiosas características humanas

A inteligência artificial é similar à humana, só que exibida por mecanismos ou software. Essa é uma área de pesquisa dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam a capacidade racional do ser humano. Mas e se um dia a inteligência artificial começar a aprender coisas que não deveriam? Bom, parece que isso acabou de acontecer e está deixando muita gente preocupada.

A inteligência artificial está aprendendo com os próprios erros

O ditado ‘errar é humano’ parece não fazer mais sentido no mundo que vivemos. Sempre dizem para não termos medo de errar pois é assim que aprendemos. Pelo que parece, a inteligência artificial pegou bem essa ideia.

Agora um novo algoritmo permite que as máquinas aprendam com seus próprios erros, assim como nós. Estamos falandpo de um novo algoritmo de código aberto chamado Hindsight Experience Replay (HER). Ele foi desenvolvido por pesquisadores da empresa OpenAI, dos EUA.

O tal algoritmo ajuda um agente de IA a ‘olhar para trás’ em retrospectiva à medida que completa suas tarefas. O blog da OpenAI diz que a máquina interpreta suas falhas com sucesso para chegar ao seu objetivo.

Em um dos textos dos pesquisadores, eles explicam o seguinte: “O ponto chave da HER é algo o que os humanos fazem intuitivamente: mesmo que não tenhamos sucesso em um objetivo específico, pelo menos conseguimos um objetivo diferente. Então, por que não apenas fingir que queríamos atingir esse objetivo para começar, em vez do que pretendemos alcançar originalmente?

Ao fazer essa substituição, o algoritmo de aprendizagem de reforço pode obter um sinal de aprendizado, uma vez que alcançou algum objetivo, mesmo que não fosse esse o que pretendíamos alcançar originalmente. Se repetimos esse processo, eventualmente aprenderemos a alcançar objetivos arbitrários, incluindo os objetivos que realmente queríamos alcançar.”

Semelhança com nosso aprendizado

Quando os humanos estão aprendendo a andar de bicicleta, por exemplo, não conseguimos nos equilibrar perfeitamente. Mas continuamos tentando até conseguir, evitando o que pensamos estar fazendo de errado. Cada fracasso nos deixa mais perto da vitória, e as máquinas agora podem fazer exatamente assim.

O OpenAI quer que a HER faça com que suas IA aprendam do mesmo jeito. Eles vão fazer com que esse método se torne uma alternativa ao sistema de recompensas envolvido em modelos de reforço de aprendizagem.

Vão fazer a IA aprender por conta própria, de maneira que ela tenha que trabalhar com um sistema de recompensas.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *