Isso é o que acontecerá se o sol deixar de existir

Os raios solares são um dos principais fatores que permitem que haja vida na Terra. Mas o que irá acontece se um dia o Sol sumir? Bom, não é nenhuma novidade que um dia o Sol irá morrer. Assim como as demais estrelas, ele possui uma vida útil, cerca de dez mil milhões de anos e, segundos alguns estudiosos, já estamos chegando na metade desse tempo.

Conforme o tempo vai passando, essa estrela converte lentamente seu suprimento original de hidrogênio em hélio. Sua morte irá acontecer quando consumir todo seu ‘estoque’ de hidrogênio. A boa notícia é que não estaremos vivos quando esse dia chegar. Mas, se o Sol é um dos maiores responsáveis pela vida na Terra, o que acontecerá quando ele deixar de existir?

Efeito estufa

Quando o hidrogênio do Sol finalmente acabar, ele irá dobrar de tamanho e sua luz ficará muito mais intensa. Quanto mais brilhante se tornar mais energia a Terra recebe. Os gases presentes em nossa atmosfera (ex. dióxido de carbono, metano e óxido nitroso) funcionam como uma camada protetora contra os raios solares, permitindo assim que haja vida na Terra.

Mas, com a intensificação dos raios solares essa camada não conseguirá proteger a Terra por muito tempo, fazendo com que a água em todo o mundo evapore, formando uma nuvem densa na atmosfera. Essa nuvem poderá proteger a superfície da Terra contra a radiação solar por um período de tempo, mas o calor será insuportável.

Vida

Quando o Sol morrer, a Terra terá o mesmo destino. Mas, por mais incrível que pareça, a vida pode aparecer em outros lugares. Júpiter e Saturno são grandes planetas com muitas luas, que podem se tornar habitáveis.

A vida pode ter continuidade em outro lugar, mas é certo que não vai continuar aqui na Terra. A superfície do planeta será muito quente para que haja vida. Mesmo que os cientistas encontrem maneiras de ajudar os seres vivos a sobreviverem, seria de forma tão precária que o cultivo seria impossível e encontrar água potável seria improvável. Tudo o que é essencial a sobrevivência irá deixar de existir.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *