7 mistérios dos oceanos que desafiam a ciência

O nosso planeta esconde segredos que nem mesmo os maiores cientistas conseguiram compreender. A imensidão dos oceanos abriga um número incontável de criaturas de todos os tipos. Além de fenômenos curiosos. Estima-se que tenha os oceanos tenham uma profundidade média de 14 mil pés (algo próximo a 4 mil metros). Esse é um dos motivos de o ser humano ainda não conhecer todas as partes dessas águas misteriosas. Podemos ter a certeza que ainda seremos surpreendidos várias vezes com alguma coisa ligada a imensidão desses locais.

Mar Leitoso

O Mar Leitoso se refere ao brilho único das águas do Oceano Índico. Acredita-se que esse fenômeno ocorra por causa da ação bacteriana bioluminescente e assim faça o local ficar assim. A olho nu, mais se parece com a cor branca de forma leitosa. O fenômeno do Mar Leitoso tem sido alvo de estudos por mais de quatro séculos.

Convergência do Mar Báltico e do Mar do Norte

Este fenômeno tem sido alvo de estudos altamente debatidos. O ponto convergente entre os mares ocorre na província de Skagen, na Dinamarca. Devido às diferentes densidades das águas dos mares, elas continuam separadas. Acredita-se que esse fenômeno encontra uma menção no Alcorão.

Vapor do Mar Negro

Também conhecido como “fumaça do mar”, o vapor que sai do Mar Negro é algo estudado há anos. Ele se dá por causa da umidade da água oceânica que neutraliza o frescor do vento acima da água. Especialistas buscam mais detalhes sobre, mesmo explicando e provando que isso é comum em corpos de água ainda menores.

Flash verde

Esse é o fenômeno onde flashes verdes aparecem durante o pôr do Sol e o nascer do Sol. Eles são vistos por apenas alguns segundos. Cientistas acreditam que eles sejam resultado do efeito prismático natural da atmosfera com o nosso planeta. A luz emitida pelo Sol nesses horários diverge várias cores e uma notável a olho nu é o flash verde.

Brinicles

Esse efeito mostra a água salgada escapando de dentro do gelo congelado, formado acima das águas do oceano. Ela se infiltra nas profundezas das águas. Uma vez que o sal fica sob a superfície da água, por causa de processos naturais, ele congela e se transforma em brinicles. Esse fenômeno não pode ser claramente explicado pelos cientistas.

Círculo de Colheita Subaquática

Considerados objetos de alta intriga, os círculos das plantações submarinas foram taxados como uma demonstração criativa dos baiacus em busca de parceiros. Eles medem mais de 1,80 m de circunferência e são decorados com conchas e outros itens encontrados no fundo do mar. Eles foram descobertos sob as águas de Anami Oshima, uma ilha japonesa. Algumas pessoas acreditam que são trabalhos alienígenas.

Bloop

Esse é um som submarino de frequência ultrabaixa bastante poderosa que foi detectado pelo National Oceanic na Atmospheric Administration. Aconteceu diversas vezes no verão de 1997 e sua origem é um grande mistério que nem mesmo os especialistas conseguem decifrar. Acredita-se que o fenômeno atribui-se ao som gerado por geleiras.

 

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *