7 coisas que aconteceriam se a Internet entrasse em colapso

A internet é algo bem mais complexo do que costumamos imaginar. Consiste em uma imensa rede de computadores formada por conexões que atravessam continentes. Tem um poder realmente colossal e influencia completamente a forma como vivemos, por mais que não queiramos admitir. Ela é quem viabiliza a facilidade na comunicação e o que pode até nos ajudar a conseguir um emprego.

Para muitos, o fim da internet seria pior que o próprio fim do mundo. Como você sobreviveria a isso? E mais… O que aconteceria com o mundo? Quais seriam as consequências? Será que conseguiríamos levar uma vida normalmente após um evento desse tamanho?

A comida ficaria escassa

Mas como assim? O que a internet tem a ver com a distribuição de comida nos comércios? Acontece que muitos fornecedores possuem uma dependência muito grande da internet, seja para ordenar seus processos internos, ou mesmo para o processo de distribuição no comércio.

Se por alguma razão vivêssemos um colapso desses, certamente as grandes fábricas e indústria sofreriam enormes perdas e demorariam muito tempo para se adaptarem. Isso não quer dizer que o planeta ficaria sem comida e que morreríamos de fome. Somos plenamente capazes de nos virar de outras formas, mas certamente enfrentaríamos dificuldades.

Desemprego

Obviamente, existem muitos outros tipos e negócios dependentes da internet, principalmente nos dias de hoje. Tudo é feito em rede, existem e-commerces, marketing digital, enfim… Como tudo isso seria capaz de sobreviver em meio a um colapso de tal proporção? Seria realmente impossível.

No exato momento em que a internet deixasse de funcionar, essas empresas teriam o mesmo destino. Consequentemente, milhões de trabalhadores teriam o mesmo destino. Imagine só nossa situação…

A comunicação também entraria em colapso

É, aqui talvez não tenhamos muitas surpresas. Atualmente, a comunicação se sustenta na internet. Redes sociais, e-mails, vídeo chamadas, enfim…  Existe uma série de possibilidades para se comunicar em meio online. Seria uma forma de regresso, onde seríamos obrigados a aprender como mandar cartas e esperar dias até obter um retorno.

Crise financeira e política

Junto à queda da internet, também cairiam muitos líderes de governo e a própria economia. O fato atingiria principalmente os grandes líderes mundiais. A internet é muito usada como ferramenta para auxiliar espionagens entre potências. Perdê-la seria um duro golpe para os serviços de inteligência, os obrigando a obter informação “à moda antiga”, o que seria algo bastante lento.

Muitos governos poderiam reagir precipitadamente a essa situação, o que poderia ocasionar uma grande sequência de conflitos entre países do mundo todo.

 A informação também seria de difícil acesso

Se lembra da época em que para fazer um simples trabalho escolar, era preciso passar um dia inteiro na biblioteca? E por que isso acontecia? Porque não tínhamos nenhum recurso que nos dava informação a um clique de distância. Pois é, a internet também veio para facilitar a vida dos estudantes, e de qualquer pessoa que deseja se manter bem informada.

É muito simples sanar qualquer tipo de dúvida hoje em dia. Praticamente tudo pode ser encontrado no Sr. Google! Mas imagine como seria se a internet entrasse em colapso… O que poderíamos fazer para obter informação? O jeito seria voltar para as bibliotecas mesmo!

2 – Entretenimento

Não seria preciso nem explicar sobre isso, mas vamos lá! Qual é a maior forma de entretenimento das pessoas atualmente? Claro que é a internet! Seja por jogos virtuais, conversas com os amigos, ou até mesmo o tempo que se passa vendo filmes e séries. Por incrível que pareça, o entretenimento é uma das coisas que mais depende da internet para funcionar.

Teríamos outras inúmeras opções para nos divertir, no entanto, muita gente entraria em colapso da mesma forma. Acha que é fácil assim abandonar algo que se gosta de fazer? Pois é… Complicado!

1 – Caos em aeroportos

Como se não bastasse a comunicação ficar comprometida, ainda teríamos dificuldades em viajar para encontrar família ou amigos distantes. Aeroportos simplesmente entrariam em puro caos. Pode parecer óbvio, mas é bem provável que isso não tenha passado por sua cabeça.

Os passageiros sempre podem fazer consultas e suas reservas de voo de forma online, o que também facilita muito para os aeroportos. Ninguém sabe o que eles fariam sem a internet…

Depois de tudo isso, aqui vão boas notícias: É praticamente impossível que isso aconteça! Não é como se a internet funcionasse com botões on/off que qualquer um poderia desligar de forma inesperada. É sim possível que aconteça algo capaz de fazer com que parte dela fique offline, mas isso não acometeria o mundo todo. Sem contar que dentro de pouco tempo, provavelmente tudo voltaria ao normal.

Na verdade, isso acontece o tempo todo, e mesmo assim, nunca atingiu uma grande porcentagem do planeta ao mesmo tempo. São servidores que falham e precisam ser reiniciados, ou algo parecido. Não precisa entrar em pânico, mas é sempre bom pensar no “e se“…

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *