7 algoritmos que tomam praticamente todas as decisões sobre a sua vida e você nem conhece

Em abril de 2017, um vídeo viralizou nas redes do mundo inteiro. No aeroporto de Chicago, nos Estados Unidos, o médico David Dao foi removido do seu voo da companhia United Airlines. Esse vídeo deu um impacto negativo para a imagem da empresa, quando a tripulação insistiu que Dao cedesse o seu lugar para um funcionário com destino a Louisville. Até que decidiram retirar o médico da aeronave. O pior de tudo é que, quem teve essa ideia, foi um programa de computador. Esse foi um exemplo clássico de como os programas de computador, mais conhecidos como “algoritmos”, estão tomando decisões cruciais para as nossas vidas. Muitas vezes, nós nem mesmo sabemos disso.

Alguns especialistas já manifestaram preocupação em relação à estes métodos que envolvem tomadas de decisões partindo de máquinas. Hoje, um algoritmo pode decidir se você será selecionado ou não para uma entrevista de emprego ou se conseguirá um empréstimo bancário. Também estão a frente das decisões pessoais, como com quem você irá se relacionar ou quanto tempo um criminoso ficará preso. Pensando um pouco melhor sobre isso, nós da redação Fatos Desconhecidos resolvemos listar para vocês, caros leitores, alguns algoritmos que tomam todas as decisões de nossas vidas sem que percebamos. O resultado é assustador.

Decisão nas entrevistas de emprego

Os currículos estão sendo cada vez mais descartados antes de passar por mãos humanas. Tudo isso acontece porque as empresas estão utilizando sistemas automatizados em seus processos seletivos. É utilizado na análise de centenas de milhares de inscrições. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que 70% dos candidatos sejam eliminados antes mesmo de serem avaliados por outras pessoas. Isso economiza tempo e tempo significa dinheiro. Em um artigo publicado pela revista Harvard Business Review, Gideon Mann e Cathy O”Neil afirmam que esses programas não são desprovidos de preconceitos humanos. Isso pode levar as decisões por parte de inteligência artificial.

Seu perfil será analisado em um empréstimo bancário

Quando uma pessoa pede dinheiro emprestado para um banco ou qualquer instituição financeira, a resposta depende da análise de um programa de computador. Este tem como objetivo analisar suas dívidas e a renda, além dohistórico de créditos. As buscas do algoritmo vão desde seus registros de compras até as buscas na internet, incluindo as atividades em redes sociais.

Algoritmo que ajuda na busca por um relacionamento

Não é novidade para ninguém a enorme quantidade de sites de relacionamento. Esses sites utilizam algoritmos para identificar duas pessoas compatíveis. A forma com que isso é feito não fica muito claro para os usuários, principalmente após um dos maiores sites do ramo, o eHarmony ter revelado um ajuste na preferência de seus clientes para aumentar as chances de encontrar um par ideal, algo que pode incomodar as pessoas que tiveram que responder às 400 perguntas necessárias para ter um perfil no site. No Tinder mesmo, os usuários costumam receber uma nota secreta sobre o quanto uma pessoa é “desejável”.

Análise sobre vícios em drogas

O vício em drogas é uma das principais causas de mortes nos Estados Unidos. Alguns especialistas se referem a isso como uma epidemia. Para lidar com isso, as autoridades estão se unindo para realizar projetos baseados em dados. Recentemente, a operadora de planos de saúde Blue Cross, juntamente com a empresa de tecnologia Fuzzy Logix anunciou a criação de um algoritmo capaz de analisar 742 variáveis. Assim, eles podem avaliar o risco de um comportamento abusivo de medicamentos. Esses dados analisados incluem o histórico médico e até mesmo o endereço residencial. Usam como argumento para esse tipo de intervenção o fato e que isso pode ajudar a salvar vidas. Além do mais, isso pode ajudar a economizar dinheiro para as empresas.

Os algoritmos determinam se um filme será feito

Algoritmos são utilizados para analisar não somente as chances de um filme ir bem em bilheterias, mas também no retorno financeiro que ele trará. Diversas empresas, como Paramount, Universal e Warner Bros. são os principais estúdios de Hollywood a contratar essas consultorias. Além de fazer uma comparação de um novo filme com uma base de dados de produções passadas, os serviços ainda podem detectar o impacto de mudanças na história e até mesmo entre os atores e atrizes.

Influência em quem você vota e quem será presidente

Os algoritmos são extremamente importantes para os candidatos que estão em busca de votos. O uso dessa tecnologia ajudou muito Barack Obama na sua corrida em busca da presidência americana em 2008. A campanha do ex-presidente mirou incessantemente nos eleitores que estavam indecisos. Usou-se uma série de informações para individualizar os perfis do eleitorado. Quase dez anos depois, Emmanuel Macron conseguiu vitória na França utilizando uma estratégia similar. Esses algoritmos ajudam a identificar os distritos de bairros mais representativos de um país. Com isso, sua equipe foi capaz de planejar uma forma mais eficaz de falar com aquele “público” em específico.

Algoritmo para a polícia prever se a pessoa é, de fato, criminosa

O governo chinês anunciou, em 2015, um sistema capaz de “prever crimes” com base em dados pessoais. O histórico médico e entregas de compras, por exemplo, ajudam nisso. Alguns grupos de direitos humanos acusaram as autoridades de violar a privacidade dos cidadãos. Porém, a China não é o único país a usar esse algoritmo. O policiamento baseado em dados é aplicado nos Estados Unidos há pelo menos 10 anos e, em 2012, algumas forças britânicas começaram a utilizar esse meio.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *