Você sabia que ter dificuldade em levantar da cama pode ser sinal de doença?

O mundo inteiro deve ter certa dificuldade de levantar da cama quando o relógio desperta pela manhã.  É lógico que estou generalizando, até porque conheço pessoas que acordam todos os dias – até nos domingos, sem exceção – às 6 horas da manhã. Digamos que quase todo mundo apela para a opção soneca no despertador ou para a famosa frase “só mais cinco minutinhos”. Mas vamos combinar que aquele clima agradável, o soninho que ainda paira por ali e os cobertores quentinhos não ajudam na hora de se livrar da cama para começar um novo dia.

Apesar de ter certeza que muita gente vai associar esse hábito à preguiça, pode ser que, na verdade, seja algo bem mais grave do que isso. Esse hábito, na verdade, pode ser um transtorno chamado Dysania. O termo é usado para descrever a incapacidade crônica de uma pessoa se levantar da cama. Muito difícil de identificar, ela tem implicações muito mais sérias do que o simples fato de estar se passando por uma crise de “preguicite” aguda.

A Dysania

Também chamada de clinomania, a condição não é reconhecida oficialmente, apesar de ser considerada muito real por quem passa por ela. Ela, na maioria dos casos relatados, aparece acompanhada de outros transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade.

As pessoas que sofrem dessa síndrome não são preguiçosas ou querem viver apenas na cama, acontece que elas têm uma atração muito forte pela cama e em ficar deitado. Como se aquilo fosse realmente um vício. Muitas vezes esse transtorno também vem associado com outras doenças do sono. Ele também normalmente é encontrado em pessoas que possuem transtorno de fadiga crônica.

Como saber se tem e como tratar

Se o desejo de estar deitado e sempre prolongar a soneca é tão comum, como fazer para saber se você possui a doença? Simplesmente pelo fato de o transtorno afetar a rotina da pessoa profundamente. O desejo de ficar na cama é tão forte para essas pessoas, que elas podem chegar a passar dias seguidos nela, faltando compromissos sério como o trabalho. E quando elas se levantam para seguir suas vidas normalmente, veem muita dificuldade de realizar essa tarefa. Pense em três palavras que você pode associar com “manhãs”. Se foram palavras como depressão, estresse e sentimento de ser esmagado, provavelmente você pode possuir a doença.

Se você acha que possui Dysania, você precisa procurar um médico imediatamente. Além de conselhos de como lidar com isso, pode ser que você precise tomar medicação.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *