Esses alimentos te deixam fedido sem você nem saber!

O olfato é um de nossos sentidos mais poderosos. Com ele, podemos sentir os mais diversos cheiros, sejam eles bons ou ruins. Já passou pela experiência de sentir determinado cheiro e se lembrar de algo familiar? É algo realmente impressionante.

Por outro lado, esse também é um sentido que nos expõe a situações completamente desagradáveis. Imagine que você está dentro de um ônibus lotado, em período de fim de expediente… Odores de todos os tipos circulam por ali. Mas já parou pra pensar de onde eles vem? Muitas vezes, os alimentos que consumimos possuem uma parcela de culpa nisso.

O fato é que tudo aquilo que você come pode afetar diretamente em seu cheiro, das mais diversas formas. Seja pela transpiração, pelo hálito ou até mesmo pelos famosos gases que as vezes parecem impossíveis de segurar.

Carne vermelha

No ano de 2006, pesquisadores da República Tcheca decidiram fazer o teste. Recolheram amostras de suor de homens que comiam carne e também de homens vegetarianos. Então, pediram para que um grupo de mulheres, que se voluntariaram para participar do projeto, identificassem quais eram os piores odores. Por incrível que pareça, apontaram o dos carnívoros como os piores. Portanto, a carne vermelha entra para a lista de alimentos que nos deixam com potenciais odores.

Uma forma de desodorizar a carne vermelha, pode ser a cortando em pedaços menores. Desta forma, na hora do preparo, o potencial odor do alimento passa por modificações.

Alho

Quando esmagamos ou cortamos um dente de alho cru, aquele cheiro forte é provocado pela alicina, uma substância química formada durante esse processo. Após consumirmos alimentos com alho nessa condição, a alicina se transforma em outras substâncias, fazendo com que bactérias se misturem com nosso suor e acredite… Isso é responsável por provocar um forte odor. Não é novidade dizer que o hálito fica ruim, mas poucos sabem que pode influenciar até mesmo o suor.

Repolho

Esse é um daqueles tipos de alimentos que não conquistam muita gente. Acontece que o repolho é rico em enxofre, contendo também antioxidantes que podem ajudar no processo de eliminação de toxinas de nosso organismo e até mesmo de células cancerígenas. Por outro lado, substâncias do tipo também são responsáveis por fortes odores. Nesse caso, o fedor é caracterizado exatamente pelos puns. Talvez você já tenha notado o cheiro de ovo podre, logo após comer repolho. O enxofre é o grande responsável.

Para amenizar o problema, uma boa dica é ferver esses vegetais crucíferos antes de terminar o processo de cozinhar. Por outro lado, ainda vale mencionar que especiarias como açafrão e coentro ajudam a deixar o cheiro mais suave.

Café

Para muita gente, acordar pela manhã e não tomar um bom cafezinho pode ser sinal de um dia ruim. Até aí tudo bem, mas também existem aqueles que exageram na dose. A cafeína acaba estimulando o sistema nervoso central, fazendo com que as glândulas sudoríparas sejam ativadas com mais facilidade. Por ser forte, o café também costuma deixar a boca mais seca… E sabemos que quando há maior ausência de saliva, as bactérias se proliferam, aumentando as chances de mau hálito.

Peixe

Este acaba sendo um caso muito específico. Certos alimentos realmente nos fazem cheirar mal, mas o peixe seria um deles? Bom, talvez você não conheça mas existe um distúrbio metabólico chamado trimetilaminúria, também conhecido como “síndrome do odor de peixe”. Se caracteriza pela incapacidade do corpo em quebrar determinadas proteínas do peixe.

Isso faz com que a pessoa passe a liberar suor e urina com um cheiro muito forte, sem contar a presença de mau hálito. Também se caracteriza por um gosto ruim na boca. Muitas pessoas possuem tal problema sem sequer desconfiar e continuam comendo peixe a vontade.

Lentilhas

Talvez esse seja um dos alimentos que menos esperasse ver por aqui. Embora sejam bastante saudáveis, também podem conter odores nada agradáveis quando estão em nosso organismo. Por serem ricas em fibras, acabam aumentando a atividade de algumas bactérias intestinais, que por sinal, é algo importante para nossa saúde digestiva. Por outro lado, ainda podem provocar gases e até mesmos sérios inchaços.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *