Essa deveria ser a rotina de uma pessoa saudável, segundo a ciência

No mundo em que vivemos, caros leitores, está cada dia mais difícil ter uma rotina saudável. Vamos usar um exemplo comum na vida de várias pessoas. Ao sentar em um restaurante, o que é mais barato: um copo de suco natural um uma garrafinha de vidro de refrigerante? Em muitos casos o refrigerante é mais barato do que o suco natural.

Ah, e não podemos deixar de lembrar que compramos um chocolate, por exemplo, em qualquer mercadinho da esquina. Já um pedaço de fruta dificilmente encontramos em qualquer lugar. São coisas assim que dificultam cada vez mais o hábito de ter uma vida mais saudável. Mas como é, segundo a ciência, ter uma rotina saudável? Nós separamos para a rotina ideal segundo a ciência, confiram:

Exercícios físicos em jejum

A maioria das pessoas tem o costume de tomar o café da manhã e depois fazer algum tipo de exercício físico. Porém, algumas pesquisas sugerem que um treino na parte da manhã com o estômago vazio ajuda a perder peso e aumenta os níveis de energia. Quando fazemos isso há um estímulo para o corpo usar suas reservas de gorduras em vez de queimar sua última refeição.

Café da manhã

Na parte da manhã caros amigos, é essencial fazer uma boa alimentação. São três os ingredientes que não podem faltar: proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Pães, bolos e até cereais são carboidratos refinados, portanto não é aconselhável comê-los na parte da manhã. Tente se alimentar com ovo, abacate, iogurte grego ou nozes. Esses alimentos ajudam a suavizar a digestão e acelerar seus músculos.

Mas e o café, é recomendado tomá-lo na parte da manhã? Quando acordamos o nosso corpo começa a bombear o cortisol, uma espécie de cafeína natural. Por isso o ideal é esperar um pouco para tomar café, pois ele pode atenuar os efeitos naturais do cortisol. A recomendação de Stephen Miller, da Uniformed Services University of the Health Sciences, é esperar uma hora para só depois tomar o famoso cafezinho.

Almoço

O almoço costuma ser a refeição principal dos brasileiros, certo? O almoço deve ser composto por poucos carboidratos com alto teor de açúcar, como sanduíches prontos, frituras e pizza. O ideal é investir em proteínas, fibras, grãos integrais e gorduras saudáveis. Ovo, feijão, grão-de-bico, quinoa, salmão e uma carne magra são boas sugestões para ter um almoço saudável.

Café na parte da tarde

É recomendado limitar o consumo de café a 400 mg por dia, o que dá cerca de duas a três doses de café. Por isso é preciso ficar atento. Para vocês terem uma noção, 1,5 xícaras de café da Starbucks já oferecem 400 mg de cafeína. A cafeína traz seus riscos, e quando consumida em excesso pode causar enxaquecas, irritabilidade, dor de estômago e tremores musculares.

Lanches

Pare o que estiver fazendo no meio da tarde para comer algo saudável como maçãs, nozes, cenouras ou iogurte grego.  Assim como no café da manhã e almoço, prefira comer coisas mais leves e saudáveis e deixe as besteiras para o final de semana.

Jantar

O quantidade das nossas refeições aumentou muito nos últimos 40 anos. Segundo estudos realizados nos EUA, desde a década de 70, essa quantidade aumentou 138%. Mas vocês sabem muito bem que comer uma grande quantidade de comida à noite não é ideal, certo? Procure comer apenas para satisfazer a sua fome, caso você não queira ganhar aqueles pneuzinhos indesejados.

Banhos

As pessoas tem o costume de tomar muitos banhos por dia, ainda mais na época de calor. Mas existem muitas evidências de que se lavar demais pode ressecar o cabelo e a pele. Quando eliminamos a sujeira e os poluentes, eliminados também as bactérias e o óleo que são naturais do nosso corpo e mantém nossa pelo e cabelo saudáveis. Tente não tomar tantos banhos e evite água muito quente.

Hora de dormir

Não mexa no seu celular ao menos meia antes de você ir dormir. Por que? A luz azul que ilumina as telas dos celulares reduz a produção de melatonina, o hormônio do sono. Especialistas recomendam largar o celular, TV ou mesmo o computador pelo menos 30 minutos antes da hora de dormir.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *