Entenda como os drones podem salvar a sua vida em um futuro nada distante

Um dos maiores desejos tecnológicos dos jovens, atualmente, são os drones. O dispositivo ganhou muita visibilidade nos últimos anos e tem feito bastante sucesso. Apesar das melhores versões serem consideradas caras já existem algumas bem acessíveis. Ele consiste em um aparelho aéreo controlado por um controle remoto, ou mesmo por um celular. Suas diferentes versões alteram desde o seu tamanho até a sua funcionalidade.

Suas versões mais atuais, e mais caras, utilizam ferramentas melhores e mais desenvolvidas para o seu manuseio. Algumas possuem censores para impedirem a sua queda e até mesmo equipamentos para se direcionarem melhor, tudo depende da sua necessidade. Apesar da maioria conhecer apenas a sua forma mais simples, filmando imagens aéreas, ela também já é reproduzida para outros fins. Alguns catastróficos, auxiliando em guerras e ataques, outros versáteis, como o transporte de produtos de forma rápida. Acontece que os drones continuam evoluindo e no futuro suas funções serão capazes até mesmo de salvar a sua vida.

Drones que salvam vidas

Já imaginou outros fins para os drones além dos já existentes? As possibilidades para eles são realmente inúmeras e muitas pessoas dedicam o seu tempo para desenvolver novos modos de ajudar a sociedade através deles. E foi aí que surgiu a ideia de usá-lo para salvar vidas. Você deve estar se perguntando como isso poderia ser feito usando um equipamento tão pequeno. Mas a sua maior vantagem é o tempo, pior inimigo das pessoas entre a vida e a morte. Então vamos para a suposição.

Imagine que você acaba de sofrer um acidente de carro em uma rodovia longe da cidade. Você precisa de ajuda médica imediata porem os paramédicos iram demorar para chegar até o local. Para suprir esse espaço de tempo um dronepoderia facilmente chegar até o local levando os suprimentos necessários. Além disso, caso ele seja controlado por um médico, esse poderá de auxiliar adequadamente para o uso dos suprimentos e dar-lhes instruções sobre o que fazer.

Telemedicina

telemedicina consiste em usar a tecnologia para fins médicos. Apesar de parecer um sonho impossível e distante estudos já tem sido feitos para tornar isso uma realidade. Um deles, feito na Suécia, mostrou que um drone carregando um desfibrilador chegou em um acidente 16 minutos antes da equipe médica. Esse tempo poderia ser o bastante para causar a morte do acidentado. Além disso o dispositivo também seria útil para levar suprimentos e kits médicos até sobreviventes de desastres naturais. Pesquisadores da Universidade William Careytem se dedicado a esse tipo de funcionalidade.

Outras versões tem desenvolvido os drones para percorrer o deserto. Isso poderia levar medicamentos de forma rápida e fácil para pessoas que foram picadas por animais venenosos, por exemplo.

Casos anteriores

Desde 2013 os drones já tem começado a empregar essa função. Eles foram responsáveis por salvar 59 pessoas de 18 acidentes até o momento e tudo indica que seguirão salvando ainda mais. Em 2013 um drone foi usado para encontrar um homem perdido depois de uma nevasca. Isso permitiu que ele fosse resgatado ainda com vida. Poucos anos atrás, em 2015, outros drones ajudaram adolescentes que estavam se afogando após levar cordas e coletes salva-vidas para eles.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *