Conheça a cidade que dá cerveja e sorvete de graça para quem usa bicicletas e transporte público

Já imaginou andar de ônibus ou de bicicleta, contribuir para o bem do planeta e ainda ganhar brindes por isso? Bom, pois saiba que isso é possível em Bolonha, uma cidade da Itália. A iniciativa é uma forma de diminuir a emissão de CO2, um dos principais poluentes produzidos pelo homem e também, o maior causador do aquecimento global.

A iniciativa premia aqueles que andam de bicicleta ou que usam o transporte público local. A presença massiva dos carros é uma das fontes de CO2 e por isso, estão tentando estimular os meios de transportes alternativos e não poluentes.

Sistema de recompensa

O sistema de recompensas acontece por meio de um aplicativo, aonde os moradores registram suas viagens. Podem ser registradas até 4 trajetos por vez. O app premia aqueles que são assíduos, não em sua quilometragem. Para aqueles que pensam que é fácil burlar o sistema, estão muito enganados. O app consegue rastrear a velocidade e o tempo da viagem, para saber se o trajeto realmente cumpre as exigências do sistema de recompensas.

Não apenas sorvetes e cervejas são dados como recompensa, mas também ingressos para o cinema e outros produtos locais. Para que o app funcionasse foi preciso que todos se engajassem, tanto a população, quanto os comerciantes que ofereciam os brindes.

O aplicativo funciona apenas durante seis meses do ano. Ao fim de cada viagem, ele avisa ao usuário quanto CO2 não foi emitido graças à utilização do meio de transporte mais limpo.

Resultados do aplicativo

A ideia fez muito sucesso na cidade e literalmente movimentou o cenário ciclístico. No último ano, em 2017, foram registrados 3,7 milhões de quilômetros rodados. Cerca de 16 mil cupons foram trocados nesse período. São necessárias cerca de oito viagens para conseguir o cupom de um sorvete.

Além de ser uma ótima iniciativa para o meio ambiente e para reter o aquecimento global. Essa também é uma forma de melhorar a saúde da população, que pratica mais atividades físicas, o que consequentemente influencia em uma vida saudável.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *