8 imagens fortes que mostram como era o trabalho infantil

Qualquer tipo de trabalho realizado por menores de 16 anos pode ser considerado como trabalho infantil e gera punições para o empregador. No entanto, existe uma exceção: a partir dos 14 anos o adolescente pode ser contratado como menor aprendiz, recebendo determinada quantia salarial para isso e trabalhando em escala horária reduzida.

Atualmente existem diversos artigos em nossa legislação que protegem os menores, incluindo normas jurídicas próprias para isso, que estão presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mas a verdade é que nem sempre foi assim. O trabalho infantil já foi algo bastante comum em nossa sociedade, sendo bem aceito por todos.

Lewis Wickes Hine  foi um sociólogo e fotógrafo americano que viveu entre o período de 1874-1940. Desempenhou papel fundamental na implementação de leis que regulavam o trabalho infantil nos Estados Unidos. Segundo ele: “Existe um trabalho que beneficia as crianças, e existe um trabalho que traz lucros apenas aos empregadores. O objetivo de empregar crianças não é treiná-las, mas obter lucros de seu trabalho”. Durante sua vida, buscou retratar como era o sofrimento de crianças que estavam em tal condição.

Por sempre questionar os excessos cometidos por de donos de indústrias e afins, expondo as más condições das crianças, sofreu diversas perseguições e ameaças de morte. Felizmente, conseguiu um bom acervo de imagens capazes de nos fazer viajar no tempo e perceber o quanto vivemos dias mais justos atualmente. Dá uma olhada!

Johnnie, de 9 anos, em Luisiana – Março de 1911

Preston, um cartunista aos 5 anos de idade, no estado norte-americano do Maine – Agosto de 1911

Roland, jornalista aos 11 anos, em Nova Jersey

Pequenas costureiras na cidade de Nova York – Janeiro de 1910

Hyman Alpert, jornalista aos 10 anos, em Connecticut – Março de 1909

Jennie Camillo, trabalhadora rural aos 8 anos, em Nova Jersey – 1910

Michael McNelis, jornalista aos 8 anos de idade

Garotinho desabrigado em Chicago – 1910

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *