7 teoria absurdas sobre o que pode acontecer dentro de um buraco negro

Os buracos negros sempre fascinaram os estudiosos. Grandes corpos misteriosos que desafiam as leis da física como a conhecemos. São partes do espaço, com tanto material em um único ponto que sua gravidade se torna imensurável. Nem mesmo a luz consegue escapar. Por isso o nome. Ele não emite luz e por isso é tão difícil de localizá-los.

Você sabia que no meio da nossa Galáxia existe um buraco negro supermassivo, que possui milhões de vezes a massa do Sol? Assustador, não? As coisas ficariam bastante perigosas se ele estivesse perto do nosso sistema solar.

Devido ao problema de localidade e outros vários problemas que aconteceriam se chegássemos perto de um buraco negro, eles ainda são um mistério para o homem. E o que apenas nos resta e teorizar sobre eles e o que aconteceria com uma pessoa se fosse pego por ele.

Clonagem

O paradoxo da informação dos buracos negros é um enigma que sempre fascinou os estudiosos. Foi o estopim para diversos debates sobre o que realmente acontece com uma pessoa entre me um buraco negro.

Vamos fazer uma simulação para melhor compreensão: Uma pessoa foi enviada até um buraco negro para ver as consequências que aconteceriam devido a sua grande gravidade, todos presentes na missão viram você se esticar completamente por causa da pressão e morrer. Mas a história não acaba aí. Você está vivo e bem. Basicamente o que aconteceu não interessa. O que intriga é o fato que da pessoa ainda estar viva, mesmo que todos tenham visto você morrer. Este é o paradoxo da informação do buraco negro.

Não se trata de uma ilusão, e nem de que vimos coisas erradas. As leis da física ditam que a pessoa está morta fora do buraco negro e vivo dentro dele. Muitos estudiosos teorizam que haja uma clonagem (que existem duas realidades de vocês) como a solução para esse paradoxo, apesar de desafiar as leis da mecânica quântica relativas à conservação da informação.

Espaguetificação

Teorias falam que quando você entra no horizonte de eventos de um buraco negro, você experimento forças da maré massiva da gravidade. Toda essa força quando você está caindo através do buraco negro, faz com que você seja feito em pedaços. Mas se por algum motivo desconhecido e revolucionário, você decidisse entrar de cabeça em um buraco negro, seu corpo seria totalmente esmagado que iria parecer um espaguete. A ideia é que a diferença de aceleração devido à gravidade entre a cabeça e os pés é tão grande que você seria alongado e modelado de forma semelhante ao espaguete. Assim, os físicos cunharam o processo como espaguetificação.

Viagem no tempo

Grandes físicos que já existiram em nosso planeta, como Einstein, já teorizaram que a viagem no tempo poderia ser possível através das leis etéreas de um buraco negro. Como já falamos aqui, as leis da física não são aplicadas dentro de um buraco negro, e outros se aplicam lá. A gravidade distorce o tempo e um buraco negro é essencialmente um corpo gravitacional massivo. Com isso em mente, a ideia é que a distorção de tempo permite a possibilidade de viajar no tempo.

Você vive normalmente

Se conseguíssemos viajar para o buraco negro que se encontra no centro de nossa galáxia, que fica a 25.000 anos-luz de distância e é 4,3 milhões de vezes mais massivo que o Sol, e essa teoria fala que poderíamos viver dentro dele. Todo o pensamento por trás fala que é a por causa da maré que nos é aplicada a qualquer pessoa que entre é insignificante, pois o horizonte de eventos está muito distante do centro do buraco negro. Teoricamente você conseguiria viver dentro do horizonte de eventos até morrer de fome ou desidratação.

Pensamento de Einstein

Einstein imaginava que se você entrasse em “queda livre”, você seria capaz de anular completamente a força da gravidade. A pessoa deixaria de sentir seu próprio peso enquanto caía livremente. Eintein teve essa ideia a partir da teoria que o tornou mundialmente famoso, a “teoria da relatividade”.

Universo paralelo

Se por acaso um dia você entrar em um buraco negro, olhe para todos os lados, talvez haja uma saída. Essa é a teoria que talvez os buracos negros fossem portas para outros universos. Acredita-se que uma vez que se atinge a singularidade de um buraco negro, ele poderia atuar como uma ponta para uma realidade alternativa. Algumas teorias até dizem que uma quantidade infinita de alternativas diferentes está em uma quantidade igualmente infinita de universos alternativos.

Você vai apenas morrer

buraco negro

Ás vezes viajamos quando o assunto é buraco negro, afinal, as possibilidades são enormes e não custa nada sonhar. Por mais incrível que pareça uma viagem no tempo, ou ir para outro universo, provavelmente você só seria despedaçado.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *