7 tecnologias que podem nos tornar super-humanos

Com a tecnologia cada vez mais avançada, a vida de todos está mudando de forma absurda. Se pararmos para olhar o passado não tão distante, podemos perceber que essa afirmação é real. Os aparelhos tecnológicos estão cada vez mais avançados. Os aparelhos celulares estão realizando funções que facilitam a vida dos usuários a cada novo lançamento. Graças ao trabalho árduo dos especialistas, diversas tecnologias estão ajudando cada vez mais na saúde humana, sendo capazes de detectar doenças de todos os tipos ainda na fase inicial, auxiliando nas realizações de exames e servindo como máquinas operatórias.

Com tudo isso, sonhamos em ter os super-poderes que alguns super-heróis dos quadrinhos possuem graças a tecnologia. Voar pelos céus individualmente, atravessar paredes ou ter uma super visão estão entre os mais cobiçados. Esse sonho de se tornar algo “sobre-humano” na vida real é muito comum, mesmo que no fundo tenhamos a consciência de que não é tão simples assim.

Super Esqueleto

O X1 é um exoesqueleto incrível e pode se considerar, de certa forma, parecido com a armadura de Tony Stark em Homem de Ferro. Ele é produzido pela NASA e trata-se de um robô que podemos vestir. Ele pesa apenas 26 quilos e pode ser usado para auxiliar e inibir o movimento do corpo de quem usa. Ele foi projetado para ajudar os astronautas em seus exercícios físicos e em missões de longa duração. Também pode ser utilizado em terapias de deficientes incapazes de se movimentar. Segundo a empresa criadora, o exoesqueleto ainda está sendo estudado.

Sexto Sentido

Essa é uma invenção do americano Victor Mateevitsi. O “SpiderSense” é a tentativa de recriar o “sentido-aranha” que podemos ver no personagem Peter Parker, em Homem-Aranha. Esse projeto resume-se a um conjunto de sensores que são capazes de analisar o cenário ao redor do usuário. Assim, ele é capaz de detectar as interferências e objetos de qualquer tipo. O pesquisador ainda afirma que é um grande avanço para as pessoas deficientes visuais e auditivas, pois permite que eles localizes coisas ao seu redor, além de aumentar a interatividade com o ambiente.

Camisetas Indestrutíveis

O carboneto de boro é um dos materiais mais resistentes já descobertos pelo homem. Ele é utilizado para revestir couraça de tanques militares e reatores nucleares. Em uma pesquisa recente da Universidade de Carolina do Sul, os cientistas conseguiram criar nanofios elásticos de algodão reforçados com o carboneto de boro. Assim, é possível a fabricação de camisetas extremamente resistentes e possuindo a mesma leveza das roupas que utilizamos.

Capa de Invisibilidade

HyperStealth é uma companhia canadense bastante renomada no campo de camuflagem militar. A empresa afirmou estar trabalhando no que seria uma capa de invisibilidade, bem parecido com o que podemos encontrar em filmes, como Harry Potter. O instituto ainda liberou uma imagem mostrando como seria o objeto, mais ou menos. A empresa afirmou que não pode dar muitos detalhes sobre o equipamento. Ela só afirmou que o projeto é financiado pelo Pentágono e pelas forças militares do Canadá.

Força da Mente

Os cientistas do mundo inteiro testam usar a força da mente humana como matéria-prima para vários experimentos científicos. Esse é o caso do professor Jose Contreras-Vidal, que leciona na Universidade de Maryland. O pesquisador desenvolveu um apetrecho para a cabeça capaz de utilizar a eletroencefalografia para ler atividades cerebrais. Assim, poderão operar objetos eletrônicos diversos, ou seja, o projeto pode fazer com que as pessoas mexam em computadores usando apenas o pensamento.

Óculos Inteligentes

Os estudantes da Universidade Carlos III, em Madrid, conseguiram adaptar um óculos de realidade aumentada e transformá-lo em um aparelho extremamente útil para os deficientes visuais. Ele é equipado com um par de micro monitores e consegue detectar obstáculos, alertando o usuário. Assim, eles poderão desviar de forma apropriada quando caminha. Algo bastante parecido com o SpiderSense.

Lentes High-Tech

Especialistas americanos e suecos anunciaram o trabalho em uma lente capaz de oferecer visão telescópica para os usuários. A combinação consegue ampliar em até 2,8 vezes o campo de visão de que está usando. As organizações estão de olho na invenção para o uso militar. Um protótipo já foi fabricado e aprovado pela equipe de desenvolvimento, porém, ainda precisa de alguns aprimoramentos.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *