7 fatos que irão mudar a forma como você enxerga o mundo

Temos a mania de acreditar que sabemos muito, ou até mesmo tudo sobre o mundo a nossa volta. Mas será mesmo? Na verdade, a resposta para isso é um grande “não”. Muitas coisas ainda são completamente desconhecidas por nós… Coisas que envolvem até mesmo nossa própria realidade. Se você confia em sua percepção sobre o mundo e os momentos que vive, realmente não temos uma notícia muito boa.

A questão é que nossa visão de mundo pode ser afetada ou mesmo alterada, devido a fatores imperceptíveis e inimagináveis. Por exemplo, já parou pra pensar que o anticoncepcional pode mudar a forma com que uma mulher sente o cheiro das coisas?

A música é capaz de afetar a satisfação que você sente pela comida

No ano de 2012, alguns pesquisadores de Illinois decidiram fazer o teste. Utilizaram um restaurante como ambiente de estudo, e dividiram os clientes em duas seções. A primeira delas tinha uma iluminação baixa e música suave ao fundo. A segunda, era apenas um salão normal, com luz ambiente e nenhum tipo de música.

Os dois grupos foram monitorados do início ao fim. Quando todos terminaram de comer, foram questionados sobre a satisfação que tiverem em relação à comida. Aqueles da primeira seção, contaram que aproveitaram bastante e desfrutaram significativamente mais. Os que estavam na segunda seção, relataram que não sentiram nada e apenas comeram, mas grande parte, acabou deixando sobras no prato. Assim, a melhor escolha pode realmente ser um ambiente com musiquinha ao fundo.

Alteração do olfato feminino

Segundo pesquisadores italianos, as mulheres que tomam pílula anticoncepcional podem ter seu olfato levemente alterado. Durante algum tempo eles decidiram monitorar o ciclo menstrual de algumas mulheres para entender como ele pode mudar o cheiro para elas. Decidiram então testar a capacidade de detecção de aromas em seis pontos diferentes, ao longo de um mês. Descobriram que durante o período de ovulação, elas costumam sentir odores de maneira mais intensa, a não ser quando estão tomando a pílula.

Horário de verão piora seu desempenho

Isso porque, o simples ato de atrasar ou adiantar seu relógio em uma hora, faz com que você passe mais tempo na internet ou se sinta mais cansado que o normal, principalmente quando está no trabalho. Segundo estudos, é algo que afeta o autocontrole das pessoas, as deixando mais indispostas e menos produtivas.

Pensar muito em dinheiro pode afetar a moral

mundo

É claro que todos nós gastaríamos de ganhar muito dinheiro. No entanto, estudos comprovam que quanto mais pensamos nisso, mais tendemos a tomar atitudes moralmente erradas. Pesquisadores de Harvard, em conjunto com os de Utah, realizaram uma experiência onde submeteram pessoas a um jogo de negócios. Neste jogo, eles eram expostos a palavras que remetessem ao dinheiro, a exemplo de “pagar, comprar, gastar”. Outro grupo, era exposto a palavras mais neutras.

Por fim, todos eles deveriam apresentar soluções empresariais. Aqueles que haviam sido expostos à palavra dinheiro, acabaram tomando decisões que feriam a moral, mentiam, dentre outras coisas do tipo, mesmo que aquilo não fosse lhes dar vantagem alguma. Enquanto isso, aqueles que tiveram contato com as palavras neutras, agiram dentro dos conformes.

Tomar café pode torná-lo menos suicida

mundo

Muita gente vive dias difíceis e acredita não ter mais saída. Dessa forma, muitos acabam pensando em dar fim à própria existência. No entanto, segundo pesquisadores de Harvard, toar ao menos uma xícara de café por dia pode ajudar a amenizar ou evitar tal sentimento.

Um estudo gigante, que monitorou cerca de 200 mil pessoas por 20 anos, concluiu que aqueles que consumiam a bebida, tinham risco de suicídio reduzido em cerca de 50%. Tal fato pode ser devido à cafeína, que pode atuar como antidepressivo, já que aqueles que tomavam café descafeinado ainda tinham os mesmos riscos de quem nem mesmo ingeriam.

Fast foods podem tornar nossa percepção de beleza mais baixa

Pesquisadores de Toronto reuniram um grupo de 200 pessoas para realizar o experimento. A intenção era identificar se fast foods são capazes de alterar nossa percepção de beleza. Dessa forma, mostraram aos participantes, fotos de algumas comidas do tipo, seguidas de imagens da natureza, completamente exuberantes. Em seguida, pediram para avaliar o grau de beleza daquelas imagens.

O impressionante foi que grande parte relatou que não achou nada demais no que viu. Em contrapartida, aqueles que viram apenas as imagens da natureza, foram capazes de categorizá-las de forma bem mais realista. De acordo com o estudo, é provável que nossa mente ligue as coisas convenientes, como o fast food, com a impaciência e a pressa, dificultando até mesmo nossa capacidade de apreciar a beleza das coisas.

Sua percepção de tempo depende de seu sexo

mundo

Diversos estudos já utilizaram como tema a diferente percepção de tempo entre homens e mulheres. Em 1992, por exemplo, um experimento colocou homens e mulheres dentro de uma sala escura e vazia por algum tempo. Quando questionados sobre quanto tempo haviam passado lá dentro, as respostas eram bem diferentes entre sexos opostos, mas bem próximas em comparação com as pessoas do mesmo sexo.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *