7 “exercícios” que irão lhe deixar mais inteligente

Nosso cérebro, como qualquer outra parte do corpo, pode ser exercitado. Se você busca uma saúde e uma estabilidade física, não devemos ignorar nossa mente e nosso intelecto. Como já diz o antigo ditado: ‘Mente sã, corpo são.’ Está na hora de você malhar o seu cérebro. Existem diversas formas de você fazer isso. A maioria delas tem conexão com o estímulo de certas áreas através de experiências novas. Isso se dá pelo fato de que você não “exercita” seu cérebro fazendo tarefas rotineiras e “automatizadas”, é necessário quebrar seus padrões e tentar fugir da sua zona de conforto. No começo pode ser bem difícil, mas você vai até se acostumar. É hora de exercitar sua mente um pouco.

Tudo pode ser uma prática, a forma que você escova o dente, como você toma banho, o que você come, como você tenta enxergar o mundo. Hoje ensinaremos algumas dessas técnicas “diferentes”. Conheça 7 exercícios estranhos que vão te fazer mais inteligente

Usar sua “outra” mão para escovar os dentes

Se você é canhoto, use sua mão direita e se você é destro, sua mãe esquerda. Isso é uma forma de treinar o outro lado do seu cérebro e sair da sua zona de conforto.

Tomar banho de olhos fechados

Tomar banho de olhos fechados pode ser uma forma de você estimular melhor seus sentidos. É uma maneira de você estimular seu cérebro a “ver” as coisas de outra forma.

Mudar de lugar na hora de comer

Como você já deve ter percebido aqui,  o que mais estimula e influencia o cérebro são experiências novas, mesmo que essas sejam pequenas ações. Normalmente quando sentamos a mesa com nossa família para almoçar, nós sentamos sempre no mesmo lugar. Trocar de lugares pode ser um bom estímulo para você, não só na mesa do almoço, mas qualquer outro lugar que você já construiu uma rotina!

Abrir as janelas do carro

Quando você abre a janela do carro, você está abrindo uma janela pro mundo, seus odores, sensações, sons, paisagens e luzes. Uma forma de “exercitar” seu hipocampo é tentar identificar esses cheiros, sons e demais sensações e visões que estão entrando pelo seu carro. Isso não só vai ser algo muito bom para você, como também uma experiência bastante prazerosa.

Brincar com os trocados

O exercício é simples. Coloque suas moedas no bolso ou em um porta copos. Sem olhar, tente identificá-las somente pelo tato. Cada moeda tem um tamanho e textura diferente. Fazendo isso, você está estimulando sinapses mais fortes em seu córtex.

“Escanear” o supermercado

Quando você anda em um supermercado, pode observar que os produtos mais lucrativos para o estabelecimento estão na altura de seus olhos. Procure olhar a prateleira de cima a baixo para ver novos produtos. Leia eles, seja curioso e não vá pela primeira opção. É uma forma de seu cérebro experimentar novas situações e informações.

Comer comidas diferentes

Falamos de tato, visão e olfato. É claro que devemos colocar nessa lista o paladar. Na verdade, se trata de estimular o paladar e o olfato, dessa forma armazenando novas memórias e resgatando antigas. Procura degustar bem sua comida e o cheiro dela. Identifique os sabores e aprecie seu prato. Variação é o segredo. Vá de vegetais a carne, de comida brasileira a comida coreana.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *