7 comidas venenosas que todo mundo ama comer

Nós, humanos, somos os únicos seres capazes de adaptar nossos alimentos. Podemos preparar uma grande infinidade de pratos, apenas combinando comidas e alguns ingredientes extras. Sem dúvida é uma grande vantagem e faz com que tenhamos sempre à nossa disposição alimentos que satisfaçam nosso paladar. No entanto, precisamos ter certos cuidados, principalmente quanto ao preparo daquilo que iremos consumir.

É comum que muitos alimentos sejam compostos por substâncias que, quando entram em nosso organismo, podem atuar como um verdadeiro veneno. Por exemplo, você poderia imaginar que a batata contem toxinas nocivas à nossa saúde? Tudo é questão de evitar excessos.

Cogumelos

Existem milhares de espécies de cogumelos pelo mundo, e não é novidade que muitos são venenosos. Neste caso, tudo é questão de cuidado. Costumamos ver os cogumelos “Shitake” e “Paris” sempre presentes em nossa culinária, acompanhando diversas comidas. Estes não fazem mal à nossa saúde, mas nunca colha cogumelos achando que eles não fazem mal. É sempre importante conhecer a espécie do fungo antes de consumi-lo.

Tomates

Os tomates estão presentes no prato de grande parte da população brasileira e mundial. O problema é que tem gente que tem a mania de colocar as folhas da fruta em meio às saladas, para dar um toque especial. Bem, este é realmente um toque bem especial, regado a toxinas… Evite fazer isso! Suas folhas contem uma substância chamada “glicoalcalóide“. Atua como mecanismo de defesa das plantas, mas em nosso organismo, serve como veneno. Após o consumo podemos desenvolver irritação no estômago, cólicas severas e ansiedade.

Mariscos

comidas venenosas

O principal problema em consumir mariscos está em alergias. Eles são capazes de fazer com que a pessoa desenvolva graves reações alérgicas. Quando acontece, pode ser que o simples processo de respirar se torne difícil e, no pior dos casos, pode levar um indivíduo à morte.

Atum

O atum é um dos peixes mais apreciados pela culinária, presente em meio a diversas comidas, mas o que pouca gente sabe é que ele pode ser perigoso. Neste caso, evite excessos. O peixe costuma absorver altas taxas de mercúrio da água e uma vez que tal substância entra em seu corpo, passa pelos rins podendo chegar até o cérebro.

No pior dos casos, pode fazer com que a pessoa desenvolva quadros de loucura. Especialistas recomendam que mulheres grávidas e crianças pequenas não consumam atum… Por mais que ele não seja capaz de matar, ainda pode representar um risco.

Mandioca

comidas

A mandioca é uma das comidas preferidas no Brasil, tanto que possui variações no nome, adaptadas para cada região. Mas é preciso tomar muito cuidado na hora do preparo… Tal alimento em forma bruta, contem uma toxina chamada linamarina, que quando entra em contato com o suco gástrico que produzimos, libera o chamado ácido cianídrico, que é considerado um veneno para nosso organismo. Durante os processos culinários, tais toxinas são eliminadas e a mandioca já não representa mais um risco. Por outro lado, se ela não for bem preparada, pode realmente fazer muito mal.

Batatas

Batatas? Como? Bem, trata-se de um caso semelhante ao que acontece com os tomates. Assim como eles, as batatas contem os compostos tóxicos glicoalcalóides, que estão presentes em toda sua estrutura: folhas, caules e brotos. Embora não esteja presente no alimento em si, é importante tomar cuidado com batatas muito velhas, já que tal substância pode se acumular nesta condição.

Amendoim

O maior problema do alimento é que muitas pessoas possuem alergia a ele e nem mesmo sabem disso. Nesses casos, quando um alérgico consome uma quantidade muito grande de amendoim pode desenvolver um quadro de alergia extramente grave, provocando anafilaxia. Tal condição pode causar a obstrução das vias aéreas e ainda pior, a perda de consciência. Tenha sempre cuidado com as comidas que você consome, e sempre esteja atento ao que te provoca alergia!

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *