7 alimentos venenosos que você adora comer e nem sabe disso

Todos temos algo que adoramos comer, mas você sabia que existem diversos alimentos por aí que comemos todos os dias e nem temos a menor ideia de que são venenosos para nosso corpo? Pois bem, aqui vão 7 deles:

Tomate

Não se deve comer os talos nem as folhas do tomate, eles contêm um veneno alcalino, que pode causar problemas no estômago. Os tomates verdes também podem ter o mesmo efeito. Mas para ser fatal é preciso consumir uma quantidade monstruosa de tomates verdes, ou talos, ou folhas do tomateiro. É melhor ficar longe deles, por precaução.

Cogumelos

Nem todos os cogumelos são venenosos. Os cogumelos “Paris” e “Shitake” por exemplo, são largamente utilizados na culinária e não fazem mal ao ser humano. Mas nunca colha cogumelos silvestres sem conhecer exatamente a espécie do fungo. Alguns são extremamente venenosos e podem levar o indivíduo à morte. Com cogumelos não há espaço para brincadeiras.

Sementes de frutas

Não se pode comer as sementes das maçãs, das cerejas, dos pêssegos e dos damascos. Essas sementes possuem um tipo de cianeto hidrogenado conhecido como ácido prússico. Fique satisfeito com a fruta que já é deliciosa o suficiente. Não é por acaso que as sementes são tão duras e você nunca viu ninguém se alimentando delas. Não devem mesmo ser ingeridas.

Noz-moscada

A noz moscada deve ser usada com extrema moderação. É verdade o que dizem: ela é mesmo alucinógena. Mas nem tente usá-la para esse efeito. Apenas 0,2% no organismo de um ser humano é capaz de causar convulsões e 0,3% pode levar a um ataque epilético. Ingerir uma noz moscada inteira é morte na certa. Então, novamente: é necessário usá-lo com extrema moderação.

Batatas

Sim, as batatas. Não estamos demonizando todos os alimentos e as batatas são uma das principais fontes de energia da história da humanidade. Nós só precisamos aprender a observá-las com mais atenção. É que as batatas possuem um composto tóxico chamado de glicoalcalóides. Eles estão presentes nas folhas e brotos das batatas. É um mecanismo de defesa desses tubérculos contra os insetos.

Por isso é preciso evitar as batatas muito velhas e com aspecto esverdeado, elas podem conter esse composto em excesso. Também convém observar o sabor, esse composto tóxico a deixa com um sabor amargo e picante. Apenas 3 mg desse veneno pode ser fatal. Pode causar cólicas, diarreias, dores de cabeça, coma e finalmente, o óbito.

Atum

É necessário equilíbrio quando se trata do atum. Comê-lo em excesso nunca é bom. Isso porque o atum absorve o mercúrio presente na água. Essa substância pode passar pelos rins ou ir direto para o cérebro levando a pessoa à loucura. Os médicos não recomendam esse alimento para crianças e mulheres grávidas. Para quem “não” precisam de tantos cuidados, moderação.

Amendoim

Muita gente tem alergia a esse alimento. E quem não sabe que é alérgico, está correndo risco de vida. Os sintomas mais comuns são anafilaxia, que prejudica a respiração da pessoa, podendo levar a um choque ou até mesmo a perda de consciência. Antes de comer essa semente salgadinha tão gostosa, convém fazer exames para detectar alergias. Nunca se sabe.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *