5 coisas simples que a ciência não consegue explicar completamente

Como todos vocês sabem,nem tudo nesse mundo possui uma explicação, e algumas das coisas que vocês nem imaginam, não foram explicadas pela ciência até hoje. O tempo pode ser um exemplo, até porque, o tempo no espaço é mais lento do que o tempo na Terra. Tendo essas coisas em mente, nós resolvemos trazer essa matéria para vocês com as coisas mais simples do mundo, mas que até hoje a ciência não conseguiu explicar completamente.

Água, a substância mais estranha da Terra

Todo mundo sabe que a água é o composto mais abundante da Terra e no nosso corpo. Mas a água se torna diferente por não se comportar como as outras substâncias químicas. Por exemplo, um princípio muito simples de matéria é que um líquido preenche menos volume quando ele congela e se torna sólido. Isso porque as moléculas ficam mais próximas. Mas a água, ao contrário de qualquer coisa, realmente se expande quando é congelada. É por isso que os cubos de gelo flutuam, ao contrário de qualquer outra substância, a água congelada é mais leve e menos densa do que a versão líquida. Por que? Ninguém sabe, tem sido um mistério para a ciência. Até existem algumas teorias, mas são só teorias.

O tempo é relativo e pode até não existir

As coisas do passado são coisas que você irá fazer no futuro, e as coisas que você está fazendo agora são coisas que estão acontecendo na atualidade. Ficou confuso? Bom, o fato é que todos nós estamos sendo movidos em uma única direção e velocidade. Quando os físicos fazem suas equações ideais sobre a natureza da realidade, eles não determinam o tempo dela. Por que? Porque o tempo não importa para eles. As equações funcionam da mesma forma se o tempo for para frente ou para trás. Na verdade, no que diz respeito a física, o tempo é praticamente uma ilusão. De acordo com Einstein, experimentamos o tempo em velocidade relativa. Alguém que está sentando pode estar envelhecendo mais lentamente do que alguém que está correndo. Os satélites, por exemplo, podem explicar isso, porque o tempo está literalmente se movendo mais lento em um satélite fora do planeta do que na própria Terra.

Isso significa que os cientistas que trabalham em estações espaciais retornam a Terra mais novos do que seus colegas que ficaram por aqui, pois o tempo se move mais rápido na Terra do que no espaço. Claro que é uma quantidade pequena, mas isso realmente acontece. Sendo assim, existe o fato de que ninguém realmente sabe porque o tempo parece se mover em uma única direção para nós, pois no que diz respeito a física, a “flecha do tempo” é irrelevante para o estudo de processos físicos e a matemática não precisa ade tempo.

As plantas podem se comunicar e fazer aritmética complexa

As plantas estão no fundo da cadeia alimentar por não terem cérebro, sentimentos ou capacidade de se mover. Mas e se a gente disser que as plantas são boas em aritmética? Pesquisadores do Centro John Innes, em Norwich, descobriram recentemente que as plantas possuem capacidade de calcular equações matemáticas. Elas fazem isso para descobrir quanto amido eles tem na reserva durante à noite (pois a plantas geram alimentos para si mesmo através da luz solar). Elas fazem isso todas as noites para garantir que não falte alimento. Claro que as plantas não tem cérebro, mas isso não alterá o fato de que, de alguma maneira, suas células sejam como pequenas calculadoras.

Mas e o fato das plantas se comunicarem? Bom, vocês já sentiram o perfume de alguma planta, certo? Sabe aquele cheio de grama recém cortada? As plantas se comunicam através do odor, e mesmo que elas não tenham um sistema nervoso como nós, elas tem uma estrutura nervosa rudimentar que lhes permite detectar cheiros.

Pi, o número mais estranho

Você pode lembrar a fórmula para descobrir a circunferência de um círculo. Isso você aprendeu na escola,  que foi tanto a primeira quanto a última vez que você precisou fazer isso. Mas você consegue pensar em um número mais impressionante que o Pi? O Pi é um número irracional, o que significa que ele não pode ser escrito de forma total ou expressa em uma fração. Se você tentar escrever os dígitos do Pi em uma folha de papel, você vai usar todos os papéis do mundo e não vai conseguir chegar até o final. Isso porque os dígitos são distribuídos aleatoriamente. Isso significa que não podemos realmente calcular a circunferência de um círculo, pois não podemos realmente saber o que é Pi. Podemos chegar bem perto, nas nunca ser exatos.

Pi poderia então ser todo o Universo. Que fique claro que isso é apenas uma teoria, mas pensem, Pi é infinito, não repete números em uma escala de tempo muito longa e contém todas as sequências de dígitos possíveis. Provavelmente nós nunca teremos um computador sofisticado o suficiente para encontrar uma imagem dentro de Pi, como Matrix.

O espaço pode ter 11 dimensões

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *