11 coisas que podem lhe privar de uma boa noite de sono

Final da semana, você chega em casa cansado e tudo o que você quer é descansar, aí você toma um banho quente, abre a janela para ventilar bem o quarto, etc, mas aí quando você tenta dormir, seu olho fica ESTALADO! Isso porque existem 11 coisas que podem lhe privar de uma boa noite de sono. Confira:

Iluminação

A quantidade de luz influencia na produção da melatonina, o hormônio do sono. Por isso, é fundamental estar em um ambiente escuro e tranquilo para dormir bem, pois até mesmo uma luz baixa pode atrapalhar uma noite de sono. Máscaras de dormir podem ajudar bastante.

Exercício físico em horário incorreto

Fazer exercícios físicos estimula o sistema nervoso, e depois de treinar pode ser mais difícil dormir. O ideal é se exercitar pelo menos 3 horas antes do sono, e não deixar para fazer exercícios um pouco antes de dormir.

Tente dormir

É comum irmos deitar quando ainda não estamos com sono, esperando dormir rapidamente, mas o sono acaba não chegando. Se você sente dificuldades em dormir, uma boa dica é levantar da cama e ler um livro (que não seja eletrônico), ou fazer alguma outra atividade que te ajude a relaxar.

Cafeína

Tomar café ou consumir produtos que têm cafeína, como o chocolate, pode atrapalhar bastante suas noites de sono. A cafeína possui efeito que gira em torno de 5 horas, por isso é melhor não consumir durante a noite, e sim durante a primeira metade do dia.

Usar a cama incorretamente

Muitas pessoas fazem da cama o seu ambiente de trabalho. O ideal é deixar o trabalho fora do quarto e utilizar a cama apenas para descansar.

Falta de rotina

O ideal é estabelecer um horário e se basear nele para dormir, para que seu organismo se acostume e crie uma rotina. Um horário bom para ir deitar é entre 22h e 01h.

Álcool

O consumo de álcool antes de dormir prejudica o sono e pode fazer com que a pessoa acorde com o mesmo cansaço que estava antes de dormir. Se for consumir álcool, é importante não fazer isso 2 horas antes de dormir.

Ruído

Qualquer barulho pode prejudicar o sono, até os barulhinhos mais baixos. Uma boa ideia é usar tampões de ouvido ou isolar o som do quarto de alguma maneira.

Temperatura incorreta

Até mesmo a temperatura do ambiente atrapalha o sono. A temperatura ideal é de 15 a 23°C. Uma boa dica é usar um cobertor fino e durante a noite trocá-lo por um cobertor mais grosso, se o tempo esfriar.

Cérebro “saturado”

Talvez essa seja uma das coisas que mais prejudica o sono das pessoas – ir dormir pensando em problemas, no trabalho e em preocupações. O ideal é esquecer um pouco esses assuntos antes de dormir, e pensar em coisas mais leves.

Falta de hábitos

É importante acostumar o organismo a uma determinada rotina, como tomar um banho morno antes de dormir. O banho quente pode atrapalhar a chegada do sono, pois ele desperta o metabolismo dificultando uma noite de sono mais tranquila.

Gabriel

Analista de sistemas que gasta todo o seu tempo disponível em blogs, por ser o que realmente ama. Estarei sempre trazendo as novidades do mundo e disponibilizando na web para todos os usuários assíduos do Samurai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *